SOBRE

1fb9d89

O Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito- DIT é um dos quatro departamentos acadêmicos que compõem a Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais. Nesse liame, afim de atingir as expectativas pedagógicas deste departamento, anualmente são selecionados por meio de concurso público, monitores das diversas disciplinas que são ofertadas por este órgão.

O Programa de Monitoria do DIT, é uma atividade didática-pedagógica que vislumbra oportunizar ao discente de graduação, orientado e coordenado por docentes, a experiência de auxiliar outros alunos na aprendizagem, no ensino e na construção do(s) saber(es). Além disto, possibilita ao monitor sua primeira experiência com a prática docente, desenvolvendo e despertando habilidades e conhecimentos inerentes ao magistério.

Os monitores ficam vinculados a um eixo temático e aos professores do Departamento. Nesse sentido, os monitores auxiliam o professor em tarefas relacionadas às aulas, como pesquisa de temas referentes à disciplina, realização de atendimento aos alunos em plantões de monitoria para o esclarecimento de dúvidas e enriquecimento do ensino da matéria por meio de dicas bibliográficas e incentivo de discussões científicas sobre temas atuais. Mais do que isso, devido a natureza do Departamento e sua ligação com as disciplinas introdutórias do curso de Direito, o monitor também auxilia no acolhimento e ambientação do aluno recém egresso do ensino médio para a realidade universitária.

A existência deste Programa se justifica da necessidade de aprimoramento dos métodos de ensino por meio da interação dos monitores com o corpo discente e docente da Faculdade, sendo um meio eficaz entre o aluno e o professor.

Este canal de comunicação surgiu da vontade de apresentarmos as ações realizadas pelos Monitores à toda comunidade acadêmica, bem como ser um microblog em que possamos discutir assuntos relacionados as disciplinas do Departamento, elegendo um fenômeno específico e atual e o analisando pelos diferentes vieses que as disciplinas de cada monitor pode oferecer. A necessidade de não apenas contemplarmos a atividade de ensino,mas também de pesquisa e extensão, e a indissociabilidade destes princípios constitucionais, advindos da funcionalização do Ensino Universitário, nos faz voltar para a realidade fática, sobre problemas que atingem a sociedade.

No ano de 2014, os Monitores do DIT, se propõem a discutir o recente fenômeno dos “FLUXOS IMIGRATÓRIOS PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI”e nos debruçarmos sobre categorias  incutidas neste arrolamento: as semelhanças e diferenças, a simultaneidade de tempo e espaço e multiplicidade de sujeitos que são atingidos nestes fluxos. O tema será trabalhado com o enfoque transdisciplinar inerente ao Departamento, com a pretensão de esboçar alguns contornos deste fenômeno dinâmico e igualmente recente,e  que por tanto deveras incerto. Desta forma, convidamos você, amigo leitor, à nos ajudar nesta empreitada epistemológica da própria realidade concreta.

Sejam Bem-Vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s